Expectativas positivas no agronegócio e busca por eficiência impulsionam mercado, mesmo com crédito restrito e Selic elevada
Mesmo com os juros altos e a dificuldade de acesso ao crédito, o mercado de caminhões novos no Brasil apresentou crescimento de 4,83% no primeiro trimestre de 2025. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), divulgados na quinta-feira (3), foram emplacadas 27.121 unidades entre janeiro e março, contra 25.871 no mesmo período de 2024.
Para o presidente da Fenabrave, Arcelio Alceu dos Santos Junior, o resultado é positivo diante do atual cenário econômico. “A conversão de vendas está mais lenta, mas dentro do esperado. O setor segue atento às dificuldades no acesso ao crédito, mas também tem sido impulsionado pela expectativa favorável no agronegócio”, afirmou.
Março registra leve alta mensal, mas queda anual
No mês de março foram licenciados 9.200 caminhões, o que representa alta de 5,13% em relação a fevereiro. No entanto, na comparação com março de 2024, houve uma queda de 5,01%, quando 9.685 veículos foram vendidos.
Safra agrícola e eficiência operacional sustentam mercado
Um dos fatores que ajudam a manter a demanda por caminhões é a safra agrícola positiva. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que o país colherá 325,7 milhões de toneladas de grãos em 2025, crescimento de 9,4% frente à safra anterior. Esse cenário tem incentivado transportadoras a renovar ou ampliar suas frotas, mesmo de forma cautelosa.
A economista da Fenabrave, Tereza Fernandez, alerta, porém, que o crescimento deve ser analisado com cautela. A Selic em 14,25%, com previsão de alta até 15%, impacta especialmente pequenos e médios frotistas, que têm menos acesso ao crédito.
“Mesmo com safra forte, o pequeno transportador sente mais o aperto. Ainda assim, a busca por veículos mais econômicos pode sustentar uma demanda moderada”, afirma Fernandez. A previsão da Fenabrave é de 127.593 caminhões vendidos em 2025, aumento de 4,5% em relação às 122.099 unidades de 2024.
Mercedes-Benz lidera no trimestre; Volkswagen assume liderança em março
A Mercedes-Benz foi a líder de mercado no trimestre, com 25,08% de participação, seguida de Volkswagen Caminhões e Ônibus (24,77%) e Volvo (18,55%). Na sequência, vieram Scania (14,63%), Iveco (7,74%), DAF (7,62%) e Foton (menos de 1%).
Já em março, a Volkswagen liderou com 25,24% do mercado, ligeiramente à frente da Mercedes-Benz (24,76%). Volvo, Scania, DAF, Iveco e Foton completam o ranking do mês.
Top 10: os caminhões mais vendidos no 1º trimestre de 2025
- Volvo FH 540 – 1.464 unidades
- VW Truck 11.180 – 1.350 unidades
- Volvo VM 290 – 1.061 unidades
- Mercedes-Benz Accelo 1017 – 1.155 unidades
- DAF XF 530 – 992 unidades
- Scania R 460 – 968 unidades
- Volvo FH 460 – 837 unidades
- Mercedes-Benz Atego 2429 – 735 unidades
- Mercedes-Benz Atego 1719 – 726 unidades
- VW Truck 26.260 – 626 unidades



